MISSÃO

"CRESCER COM A NATAÇÃO"

1. MISSÃO

O desenvolvimento da Escola de Natação do Colégio Dom Diogo de Sousa passa sobretudo pela promoção do gosto e da prática da actividade desportiva na vertente da Natação Pura (ensino e aprendizagem das quatro técnicas e respectivas partidas e viragens), bem como a Natação de Recreação e Lazer (Natação Livre).

Contribuir ainda para o desenvolvimento físico, psíquico e social dos alunos, aumentar a autonomia e a segurança no meio aquático, cultivar e desenvolver o desportivismo e as relações interpessoais, bem como o espírito lúdico e recreativo.



2. VERTENTES DA ESCOLA DE NATAÇÃO

Podemos distinguir duas vertentes da Escola de Natação no projecto "Crescer com a Natação": Ensino Curricular e Ensino Extracurricular.

A vertente Curricular, representada pela disciplina de Educação Física, contempla a unidade didáctica de Natação para todas as turmas do Colégio (desde a Pré-Primária, Primeiro Ciclo, Segundo Ciclo, Terceiro Ciclo até ao Ensino Secundário).

A vertente da Escola de Natação Extracurricular, representada pelo ensino da Natação para bebés, crianças, adolescentes e adultos, assim como pela Natação em horário livre (natação de recreio e lazer).


2.1 Vertente Extracurricular

Na Escola de Natação do Colégio Dom Diogo de Sousa as turmas estão divididas por idades e por níveis de execução técnica, ingressando os alunos em turmas adequadas ao seu escalão etário, desenvolvimento psíquico, fisiológico e nível técnico.
Face aos diferentes ritmos e índices de desenvolvimento, maturação, cognição e aprendizagem, a mudança de turma, sempre que possível, acontece por proposta do respectivo professor titular e parecer do coordenador.

Deste modo, existem escalões etários distribuídos da seguinte forma:
bebés (18-36 meses);
Crianças (4-8 anos);
Crianças (9-12 anos);
Adolescentes (13-18 anos);
Adultos (mais de 18 anos).

As aulas têm a duração de 45 minutos, excepto natação para bebés que tem a duração de 30 minutos.



3. ENSINO/APRENDIZAGEM

O ensino/aprendizagem está sistematizado em níveis de execução técnica interligados com objectivos bem definidos.

O primeiro nível (Nível I) refere-se à Adaptação ao Meio Aquático e tem como principal objectivo familiarizar os alunos com a água, permitindo-lhes a aquisição da técnica rudimentar de sobrevivência.

O segundo nível (Nível II), a Formação Técnica Elementar, são aulas destinadas a alunos com a adaptação ao meio aquático adquirida e a iniciação às técnicas alternadas (Crol e Costas) e saltos.

No terceiro nível (Nível III), Aperfeiçoamento das técnicas alternadas e iniciação à técnica de Bruços.

O quarto nível (Nível IV), refere-se à Formação Técnica Avançada, aperfeiçoando-se a técnica de Bruços e dá-se início à técnica de Mariposa.



O Coordenador,

Bruno Miguel Alves Guimarães