"CRESCER COM A NATAÇÃO"
1. MISSÃO
O desenvolvimento da Escola de Natação do Colégio Dom Diogo de Sousa passa sobretudo pela promoção do gosto e da prática da actividade desportiva na vertente da Natação Pura (ensino e aprendizagem das quatro técnicas e respectivas partidas e viragens), bem como a Natação de Recreação e Lazer (Natação Livre).
Contribuir ainda para o desenvolvimento físico, psíquico e social dos alunos, aumentar a autonomia e a segurança no meio aquático, cultivar e desenvolver o desportivismo e as relações interpessoais, bem como o espírito lúdico e recreativo.
2. VERTENTES DA ESCOLA DE NATAÇÃO
Podemos distinguir duas vertentes da Escola de Natação no projecto "Crescer com a Natação": Ensino Curricular e Ensino Extracurricular.
A vertente Curricular, representada pela disciplina de Educação Física, contempla a unidade didáctica de Natação para todas as turmas do Colégio (desde a Pré-Primária, Primeiro Ciclo, Segundo Ciclo, Terceiro Ciclo até ao Ensino Secundário).
A vertente da Escola de Natação Extracurricular, representada pelo ensino da Natação para bebés, crianças, adolescentes e adultos, assim como pela Natação em horário livre (natação de recreio e lazer).
2.1 Vertente Extracurricular
Na Escola de Natação do Colégio Dom Diogo de Sousa as turmas estão divididas por idades e por níveis de execução técnica, ingressando os alunos em turmas adequadas ao seu escalão etário, desenvolvimento psíquico, fisiológico e nível técnico.
Face aos diferentes ritmos e índices de desenvolvimento, maturação, cognição e aprendizagem, a mudança de turma, sempre que possível, acontece por proposta do respectivo professor titular e parecer do coordenador.
Deste modo, existem escalões etários distribuídos da seguinte forma:
bebés (18-36 meses);
Crianças (4-8 anos);
Crianças (9-12 anos);
Adolescentes (13-18 anos);
Adultos (mais de 18 anos).
As aulas têm a duração de 45 minutos, excepto natação para bebés que tem a duração de 30 minutos.
3. ENSINO/APRENDIZAGEM
O ensino/aprendizagem está sistematizado em níveis de execução técnica interligados com objectivos bem definidos.
O ensino/aprendizagem está sistematizado em níveis de execução técnica interligados com objectivos bem definidos.
O primeiro nível (Nível I) refere-se à Adaptação ao Meio Aquático e tem como principal objectivo familiarizar os alunos com a água, permitindo-lhes a aquisição da técnica rudimentar de sobrevivência.
O segundo nível (Nível II), a Formação Técnica Elementar, são aulas destinadas a alunos com a adaptação ao meio aquático adquirida e a iniciação às técnicas alternadas (Crol e Costas) e saltos.
No terceiro nível (Nível III), Aperfeiçoamento das técnicas alternadas e iniciação à técnica de Bruços.
O quarto nível (Nível IV), refere-se à Formação Técnica Avançada, aperfeiçoando-se a técnica de Bruços e dá-se início à técnica de Mariposa.
O Coordenador,
Bruno Miguel Alves Guimarães
E.mail: brunoguimaraes@yahoo.com