01 setembro, 2006

Vertentes da Escola de Natação

Tendo em consideração o meio e as características onde está inserida a Piscina do Colégio Dom Diogo de Sousa, podem-se distinguir duas vertentes, a Escolar e a Especializada.
A vertente escolar, representada pela disciplina de educação física, contempla a unidade didáctica de Natação para todas as turmas do Colégio (Pré-Primária, 1º Ciclo, 2.ºCiclo, 3.ºCiclo e Secundário).
A vertente especializada representada pela Escola de Natação (para crianças, adolescentes e adultos) bem como pelo horário livre (natação de recreio e lazer).
Na Escola de Natação do Colégio Dom Diogo de Sousa as turmas estão divididas por idades e por níveis de execução técnica, ingressando os alunos em turmas adequadas ao seu escalão etário, desenvolvimento psíquico, fisiológico e nível técnico. Face aos diferentes ritmos e índices de desenvolvimento, maturação, cognição e aprendizagem, a mudança de turma, sempre que possível, acontece por proposta do respectivo professor e parecer do Coordenador.
Deste modo existem escalões etários distribuídos da seguinte forma: bebes (18-36 meses), Crianças (4-8 anos), Crianças (9-12 anos), Adolescentes (13-18 anos) e Adultos (mais de 18 anos).
Um programa diversificado de serviços é o que oferece esta Escola de Natação que para além da Natação Pura podem encontrar-se outras actividades tais como, Hidroginástica, Hidrofitness e Aquafestas. Em qualquer destas situações as aulas têm a duração de 45 minutos, excepto natação para bebes que tem a duração de 30 minutos.