17 setembro, 2006

Novas Inscrições Ano Lectivo 2006/2007



Informámos que as novas inscrições para o novo ano lectivo 2006/2007 já estão abertas desde o início do mês de Setembro.
Os interessados deverão dirigir-se às nossas instalações para formalizar a inscrição.
Aproveitamos de igual modo para informar que as aulas de Natação da "ESCOLA DE NATAÇÃO" estão a decorrer desde o início do mês de Setembro.

Regresso às Aulas

Aqui contamos uma história que com certeza muitos recordarão situações idênticas

"Recuo alguns anos, para tentar lembrar-me do meu primeiro dia de escola. Tenho uma ideia, muito vaga desse dia. Os meus pais acompanharam-me nesse grande aventura, disseram ao meu irmão para tomar conta de mim e não se esquecer de me levar de regresso a casa. Quando soou o sino para o primeiro intervalo fui a correr à procura do meu irmão. Tudo no colégio parecia ter dimensões gigantescas, era um mundo cheio de coisas por descobrir, mas com muitas regras.
O que mais gostava no colégio era dos dias em que tinha natação, lembro-me que a grande maioria das crianças não sabia nadar e eu orgulhosa por saber, nadava até à parte mais funda.
Hoje quando vejo os anúncios de regresso à escola lembro-me inevitavelmente da azáfama que era antes das aulas começarem; a compra dos livros; a escolha da mochila. Ficava sempre ansioso no primeiro dia de aulas, acho que até dormia mal na noite anterior, sentia assim um friozinho no estômago e uma vontade enorme de rever todos os amigos!" in: mafaldinha

02 setembro, 2006

I Festival Aquático Escola Natação


Em Junho de 2006 realizou-se o I Festival Aquático para todos os alunos da Escola de Natação. Estiveram presentes cerca de uma centena de alunos onde puderam demonstrar aos pais e familiares todas as competências adquiridas ao longo do ano lectivo.
No evento além de uma aula de HidroKids, houveram também demonstrações dos alunos de Nível I - Adaptação ao Meio Aquático, Nível II - Crol e Costas e de Nível III - Crol Costas e Bruços.
O balanço do evento foi extremamente positivo tendo havido uma enorme adesão por parte dos alunos e familiares.
Cá estaremos no próximo ano para o II Festival Aquático. Até lá e um abraço para todos. :)

II Campeonato de Natação



No final do 3º Periodo realizou-se pelo segundo ano consecutivo o II Campeonato de Natação para os alunos do Secundário. Os alunos competiram entre si em provas individuais e de estafetas onde puderam demonstrar as competências técnicas adquiridas ao longo do ano lectivo na disciplina de Educação Física, mais propriamente em didáctica da Natação.
A organização do evento faz um balanço extremamente positivo tendo este sido um sucesso a todos os níveis.

01 setembro, 2006

I Torneio de Pólo Aquático 2005


No Final do I Período realizou-se o I Torneio de Pólo Aquático para os alunos do 9º ano.
Neste torneio a vertente competição foi uma evidência, onde os alunos demonstraram toda a determinação em querer vencer.

AQUAFESTA - Festa de Aniversário na Piscina



Junta os teus amigos e realiza a tua festa de aniversário na Piscina do Colégio Dom Diogo de Sousa.
Além dos jogos divertidos na piscina , sempre acompanhados por um professor, podes optar por um dos menus disponíveis e lanchar no Colégio.

Se estiveres interessado contacta-nos e garante a tua festa de aniversário na PISCINA.

Horários Escola de Natação

Didáctica de Natação (Alunos do Colégio)
A piscina do Colégio Dom Diogo de Sousa encontra-se aberta de 2.ª a 6.ª feira das 9h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h00, estando totalmente reservada para as aulas de Natação, incluídas no plano curricular da disciplina de Educação Física.
Escola de Natação
A partir das 17h00 de 2.ª a 6.ª feira e Sábados Manhã das 09h00 às 11h00 está destinada às aulas e Natação da Escola de Natação (Vertente Especializada), existindo também pistas destinadas ao Horário Livre (Natação de Recreio e Lazer).

Para o acesso à Piscina do Colégio Dom Diogo de Sousa, quer na variante Escola de Natação ou Horário Livre, os interessados devem dirigir-se à mesma e adquirir um cartão de Sócio personalizado a renovar anualmente, preencher a Ficha de Inscrição, efectuar os pagamentos devidos, entregar uma fotografia e uma Declaração Médica comprovativa de não possuírem doenças infecto-contagiosas e reunirem condições físicas e psíquicas para a prática da Natação (Dec. Lei n.º 385/99, de 28/09).

Ensino-Aprendizagem

O ensino/aprendizagem está sistematizado em níveis de execução técnica interligados com objectivos bem definidos.
Assim, o primeiro nível (Nível I) refere-se à Adaptação ao Meio Aquático e tem como objectivo familiarizar os alunos com a água, permitindo-lhes a aquisição da técnica rudimentar de sobrevivência.
O segundo nível (Nível II), a Formação Técnica Elementar, sendo que são aulas destinadas a alunos com a Adaptação ao Meio Aquático Adquirida e à iniciação às técnicas alternadas (Crol e Costas) e saltos.
No terceiro nível (Nível III) serão Aperfeiçoamento das técnicas alternadas e iniciação à técnica de Bruços.
O quarto nível (Nível IV) refere-se à Formação Técnica Avançada, em que se aperfeiçoa a técnica de Bruços e dá-se início à técnica de Mariposa.

Vertentes da Escola de Natação

Tendo em consideração o meio e as características onde está inserida a Piscina do Colégio Dom Diogo de Sousa, podem-se distinguir duas vertentes, a Escolar e a Especializada.
A vertente escolar, representada pela disciplina de educação física, contempla a unidade didáctica de Natação para todas as turmas do Colégio (Pré-Primária, 1º Ciclo, 2.ºCiclo, 3.ºCiclo e Secundário).
A vertente especializada representada pela Escola de Natação (para crianças, adolescentes e adultos) bem como pelo horário livre (natação de recreio e lazer).
Na Escola de Natação do Colégio Dom Diogo de Sousa as turmas estão divididas por idades e por níveis de execução técnica, ingressando os alunos em turmas adequadas ao seu escalão etário, desenvolvimento psíquico, fisiológico e nível técnico. Face aos diferentes ritmos e índices de desenvolvimento, maturação, cognição e aprendizagem, a mudança de turma, sempre que possível, acontece por proposta do respectivo professor e parecer do Coordenador.
Deste modo existem escalões etários distribuídos da seguinte forma: bebes (18-36 meses), Crianças (4-8 anos), Crianças (9-12 anos), Adolescentes (13-18 anos) e Adultos (mais de 18 anos).
Um programa diversificado de serviços é o que oferece esta Escola de Natação que para além da Natação Pura podem encontrar-se outras actividades tais como, Hidroginástica, Hidrofitness e Aquafestas. Em qualquer destas situações as aulas têm a duração de 45 minutos, excepto natação para bebes que tem a duração de 30 minutos.

Missão

O desenvolvimento da Escola de Natação do Colégio Dom Diogo de Sousa passa sobretudo por promover o gosto e a prática da actividade desportiva na vertente da Natação Pura (ensino/aprendizagem das quatro técnicas e respectivas partidas e viragens), bem como a natação de recreação e lazer (Horário livre), assim como contribuir para o desenvolvimento físico, psíquico e social dos alunos do colégio e sócios em geral, aumentar a autonomia e segurança no meio aquático e cultivar e desenvolver o desportivismo e as relações interpessoais, bem como o espírito lúdico e recreativo.
Passa sobretudo por fornecer às pessoas que a frequentam QUALIDADE em todos os serviços, tendo como principal objectivo a fidelização do cliente. Deste modo, tem havido uma grande preocupação da direcção do Colégio em fornecer qualidade nos serviços a todos os que frequentam a Piscina do Colégio Dom Diogo de Sousa, obtendo assim uma enorme satisfação dos clientes.